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quinta-feira, 3 de junho de 2010

Zeppelin Staaken R.VI

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O R. VI Zeppelin-Staaken (R=Riesenflugzeug, avião gigante) foi um bombardeiro estratégico biplano quadrimotor desenhado por Ferdinand Von Zeppelin com auxílio dos engenheiros da GmbH Bosch. Foi um dos primeiros aviões a ter um cockpit fechado e sua envergadura foi a maior do que qualquer avião produzido na época. Para sua operação era necessária uma equipe terrestre composta de 50 homens. Para suportar seu peso possuía 18 rodas em seu chassi. Sua tripulação era composta por 07 homens: Comandante, piloto, co-piloto, rádio-operador, atendente para o combustível e mais dois mecânicos que ficavam em nichos entre os motores. O compartimento de bombas era composto por três prateleiras que podiam levar até 7 bombas. Também podia carregar 01 bomba PUW de 1.000 kg. O R. VI equipou duas Luftstreitkräfte (unidades aéreas alemãs): a Riesenflugzeug-Abteilung (RFA) 500 e RFA 501, com a primeira entrando em operação em junho de 1917. As primeiras unidades serviram no front oriental até agosto de 1917 e suas missões de bombardeio, na sua grande maioria, eram realizadas a noite. Posteriormente suas missões se estenderam a França e a Grã-Bretanha principalmente contra portos e aeródromos. Contra a Inglaterra voou 52 missões liberando um total de 193.000 kg de bombas incluindo a primeira bomba de 1.000kg.

CARACTERÍSTICAS:
Peso: Vazio: 7.921 kg Carregado: 11.848 kg
Comprimento: 22,10 m
Altura: 6,30 m
Envergadura: 42,20 m
Motor: 04 Mercedes D.IV, 260hp ou 04 Maybach Mb IVa
Velocidade Máxima: 135 km/h
Autonomia: 800 km
Teto de Serviço: 4.300 m
Armamento: 04 à 06 Metralhadoras + 2.000 kg de bombas

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