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sábado, 8 de maio de 2010

SMS Moltke

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Foi o navio líder da classe homônima de cruzadores de batalha da Marinha Imperial Alemã (além dele foi construído SMS Goeben), batizado em homenagem ao Marechal de Campo Helmuth Von Moltke, chefe do Estado Maior Prussiano nos meados do século XIX. Sua construção foi realizada pelo estaleiro Blohm & Voss em Hamburgo no período de 07/12/1908 à 07/04/2010. Comparado com seus rivais Britânicos da classe Idefatigable, o Moltke era significativamente maior e mais protegido. Participou da maioria das incursões navais conduzidas pela Marinha Imperial Alemã durante a guerra, inclusive na batalhas de Dogger Bank, Jutlândia, Golfo de Riga e da Operação Álbion no Mar Báltico. Participou também em operações de bombardeamento da costa Inglesa contra as cidades de: Yarmouth, Scarborough, Hartlepool e Whitby.O Moltke foi danificado várias vezes durante a guerra: recebeu tiros de grosso calibre na batalha da Jutlândia e foi torpedeado duas vezes pelos submarinos britânicos enquanto avançava com a frota Alemã. Ao final da Guerra o navio foi confinado em Scapa Flow enquanto aguardava a decisão dos Aliados sobre o destino da frota alemã. Em 21 de junho de 1919, o contra-almirante Ludwig von Reuter ordenou o afundamento de toda a frota, temendo que os navios alemães cairiam nas mãos dos britânicos após a assinatura do Tratado de Versalhes.

CARACTERÍSTICAS:
Tripulação: 43 Oficiais + 1.010 Marinheiros
Comprimento: 186,60 m
Largura: 29,50 m
Calado: 9,19 m
Velocidade Máxima: 52 km/h
Autonomia: 4.120 milhas náuticas

Propulsão: Dois eixos com 04 hélices de 3,74m cada, impulsionadas por turbinas à vapor Parsons c/ 52.000 hp que eram alimentadas por 24 caldeiras.

Armamento: 10 Canhões de 280mm em cinco torres gêmeas, 12 canhões de 155mm, 12 canhões de 88mm e 04 tubos de torpedo.

Blindagem: 270mm no casco lateral, 50mm no deck, 150mm nas casamatas, 80-350mm nas torres.

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